O Royal Institute of British Architects (RIBA) acaba de anunciar os vencedores das President’s Medals de 2020. Os prêmios anuais, para os melhores projetos de arquitetura de estudantes do mundo, reunidos nesta edição representam o maior número de inscrições de todos os tempos, com 336 indicações de 118 escolas de arquitetura, localizadas em 32 países.
A RIBA Silver Medal foi concedida a Robert Beeny (Universidade de Westminster) para a Devil’s Valley Geothermal Co-operative. A RIBA Bronze Medal foi para Tengku Sharil Bin Tengku Abdul Kadir (Bartlett School of Architecture, UCL) pelo One Tree Manual. A Medalha de Dissertação RIBA foi concedida a Lizzie Osborne (Universidade de Huddersfield) por Cesspits of Filth: Queer Vernaculars in West Yorkshire 1975-1985.
Diversos outros prêmios foram concedidos, incluindo o Serjeant Awards de excelência em Desenho:
- Parte 1: Edwin Davis Maliakkal (Universidade de Nottingham) por The Fifth Orchestration,
- Parte 2: Aine Walker (University College Cork) por Anamnesis: Connective (Re) Collections.
Pelo segundo ano consecutivo foram apresentados também os RIBA Awards para Design Sustentável, “reconhecendo a importância da ação climática no desenvolvimento de projetos arquitetônicos”.
- Parte 1: Sonakshi Pandit (Escola de Arquitetura e Paisagismo de Edimburgo) por Urban Ca [r] talyser,
- Parte 2 : Aisling Mulligan (University College Dublin) por Uma Metodologia para Reutilização: Abraçando uma Economia Circular em um Setor de Construção Consciente de Carbono.
Continue lendo para descobrir a lista de vencedores e menções honrosas.
RIBA Silver Medal
Devil’s Valley Geothermal Co-operative/ Robert Beeny (Universidade de Westminster)
Este projeto está situado em uma área da Toscana, Itália, conhecida como Vale do Diabo, que se tornou conhecida por sua produção de energia renovável e geotérmica ao longo do século passado. Para proteger a subsistência das comunidades locais, que dependem dessa fonte de energia, Robert propõe um novo desenvolvimento rural de autoconstrução, alimentado por um poço geotérmico, com um oleoduto e espaços de fabricação escalonados pela paisagem do vale.
Menções Honrosas na categoria RIBA Silver Medal:
- Lisa Edwards (Universidade de Kent) por Reclaiming the Sento.
- Daniel Tihanyi (Universidade de Strathclyde) por Preservation & Enhancement: Vision for a Yemeni Mountain Settlement.
- Yip Wing Siu (Bartlett School of Architecture, UCL) por Designing With Bata: New Doggerlands, A Dynamic Masterplan for Enabling the East Tilbury Commons.
RIBA Bronze Medal
One Tree Manual/ Tengku Sharil Bin Tengku Abdul Kadir (Bartlett School of Architecture, UCL)
O Manual One Tree explora a produção e resíduos de madeira na Suécia, à luz da emergência climática. Sharil propõe um instituto de madeira no subúrbio de Estocolmo, estrategicamente localizado na região da floresta desprotegida da cidade, e construído usando uma única árvore, assim defendendo uma abordagem sustentável e holística.
Menções Honrosas na categoria RIBA Bronze Medal:
- Kate Buurman (Universidade de Newcastle) porThe Mothers of Gingerbread.
- Nabil Haque (Universidade de Cambridge) por Mono No Aware.
- Heba Mohsen (Bartlett School of Architecture, UCL) por Florida Peak.
Medalha de Dissertação RIBA
Cesspits of Filth: Queer Vernaculars in West Yorkshire 1975 -1985 / Lizzie Osborne (Universidade de Huddersfield)
A dissertação de Lizzie estuda a história do The Gemini Club, o icônico clube gay de Huddersfield no final dos anos 1970 e início dos anos 1980, fechado em 1983 após uma série de invasões. Sua dissertação reflete o impacto da brutalidade policial, a vigilância de espaços homossexuais e o surgimento de subculturas dentro da cidade, além da importância de estudar sua influência no desenvolvimento do projeto arquitetônico.
Menções Honrosas na categoria de Melhor Dissertação RIBA:
- Amy Bettinson (Universidade de Westminster) por A Laboratory for Contextualism.
- Joanna Leigh-Bedford (Universidade de Cambridge) por Peace in the Pipelines: Hydro-Social Infrastructure Development in Bosnia’s Urban Borderland.
- Jordan Whitewood-Neal (Universidade de Brighton) por The Floor is Lava: An Autoethnographic Study of Non-Normative Embodiment and the Entangled Ontologies of Body, Tool and Landscape.